Como funciona a conta digital?

Você sabe como funciona a conta digital? Essa é uma alternativa de conta corrente. Para obtê-la você sequer precisa sair de casa. Assim como a conta, os serviços são digitais e isso inclui a própria contratação.

Esse tipo de serviço cresce a cada dia. Ele conquistou uma boa fatia do mercado financeiro nos últimos anos. E isso não é à toa, pois trouxe comodidade e simplificou operações. Com isso, afastou a burocracia e valorizou o consumidor.

Mas como é que funciona esse serviço e quem pode obtê-lo? Quais são as suas vantagens? Existem riscos? Encontre as respostas para essas e outras perguntas relevantes sobre a conta digital, abaixo.

como funciona a conta digital

Veja qual banco digital rende mais o seu dinheiro? Descubra agora

O que é conta digital?

Para sabermos como funciona a conta digital é preciso saber, antes, o que ela é. Pois bem. As contas desse tipo nada mais são do que correntes. Ou seja, servem para o depósito de valores, transferência, pagamentos de contas e uso do débito.

Por isso, ela é uma conta corrente digital, que funciona pela internet. O seu contrato e o acompanhamento ocorrem, também, online. Dessa forma, ela vai além do internet banking.

As contas digitais pertencem aos bancos digitais. Nesse caso, não há sequer agência para atendimento presencial. Todos os atendimentos são à distância, inclusive a abertura da conta.

Ou, então, as contas podem pertencer às extensões digitais de instituições tradicionais que viram a riqueza desse meio. Esse tipo de serviço tem a regulamentação e o reconhecimento do Banco Central.

Assim, elas são seguras e não deixam que nada falte quando o assunto são serviços de contas digitais. Conheça quais são eles no item a seguir e veja como esse formato de conta pode ser perfeito para você!

Quais são os serviços de uma conta digital?

O modo como funciona a conta digital não lhe priva de nada. Por isso, contas desse tipo são ótimas alternativas para quem deseja serviços financeiros sem sair de casa. Veja, então, quais são as principais opções que elas oferecem:

  • Pagamento de boletos;
  • Transferência de valores por TED e DOC;
  • PIX;
  • Depósitos;
  • Pagamentos no débito.

Além disso, a depender da análise de crédito, a conta digital funciona com cartão de crédito, também. Igualmente, as instituições ofertam outras alternativas financeiras, como financiamentos, empréstimos, seguros e investimentos.

Ou seja, a forma como funciona a conta digital é bastante completa. A diferença principal se refere à contratação à distância. Também, pela inexistência de agências físicas e maior autonomia sobre seu dinheiro.

Como funciona a conta digital?

A conta digital, então, funciona da mesma maneira que as demais formas de contas correntes. A diferença primordial é o método de contratação. Enquanto os bancos tradicionais exigem atendimento presencial, aqui tudo ocorre pela internet.

Ainda que alguns bancos tradicionais aceitem contratação online de seus serviços, eles também concedem atendimento presencial. Contudo, esse não é o caso das contas digitais. Aqui, você não encontra agências.

Assim, controla a sua conta à distância e em tempo real. Consegue atendimento a qualquer momento e de qualquer lugar, sem estresse.

Como abrir uma conta digital?

A forma como funciona a conta digital já dá vários indícios de como contratá-la. Para isso, você deve, antes de tudo, conhecer instituições que tenham a alternativa. Igualmente, analisar se elas têm autorização e reconhecimento pelo Banco Central.

Depois, basta entrar no site ou aplicativo e requerer a abertura da conta digital. Isso requer preenchimento de um formulário com dados de CPF, nome completo, data de nascimento e e-mail. Outras informações também podem ser requeridas.

Feito isso, aguarde a resposta. Aliás, a obtenção de cartão de crédito com conta digital ocorre após a abertura dela.

Como funciona a conta digital em relação ao saque?

Embora a forma como funciona a conta digital não tenha caixas eletrônicos ou agências, você pode sacar valores em espécie. A maioria das instituições digitais conta com parceria com o Banco 24 Horas e seus caixas.

Dessa forma, basta ir até um local com caixas desse tipo e sacar os valores. Isso ocorre em poucos passos.

como funciona a conta digital

Como depositar dinheiro em uma conta digital?

E como funciona a conta digital quanto ao depósito? Aqui existem diversas possibilidades. Por exemplo, por transferência TED, DOC ou PIX. Também, por depósito por boleto. Ainda, com envelope no Banco 24 Horas.

Como funcionam as taxas da conta digital?

Quanto às taxas, é importante frisar que elas variam de acordo com cada instituição financeira. Por isso, não há uma constante. Algumas, por exemplo, dispensam a taxa de anuidade, enquanto outras a cobram.

Da mesma maneira, algumas contas digitais requerem pagamento de taxas. Dentre elas, para saques e transferências a partir de um limite ou, então, em relação a todas operações. 

Por isso, analise quais são as taxas com as quais funciona a conta digital antes de contratá-la. Existem várias possibilidades que dispensam o pagamento de valores e, por isso, podem ser as melhores para você.

Como funciona a conta digital?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *